terça-feira, 14 de abril de 2015

Palestra "Que vida é essa?" | Célio Araújo

Hoje tive a grande oportunidade de conhecer o Célio e assistir a sua palestra com o tema: Que Vida é essa?

A palestra aconteceu no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac para 250 alunos do curso aprendizagem da unidade Nações Unidades.



Célio começou a palestra dizendo que se fizermos um balanço da vida acabamos só nós lamentando. Ninguém é diferente é está sujeito a passar por esses questionamentos o tempo todo, mas temos a decisão de não ficar só reclamando e fazer algo para mudar o que está incomodando.

O Célio foi jogador de futebol, tem 37 anos, trabalhou por muitos anos dentro do Real/Santander com o programa de voluntariado da instituição, é piloto de kart na categoria portadores de deficiência, palestrante e docente da ETEC e Senac.

Tudo começa com um sonho e com o Célio não foi diferente, em 1995 ele tinha o sonho de ser jogador de futebol. Não era por vontade de ficar rico e famoso, mas para ajudar a família financeiramente em casa!

Um dos grandes aprendizados foi com o pai, por ele ser honesto e ético, mesmo com todas as dificuldades da família esses foram os aprendizados passado pelo seu pai.

Foi convidado para jogar na Bélgica e ia assinar contrato com a Portuguesa, realizando o seu grande sonho. Só que a vida, às vezes, não acontece como tinhamos planejado e com o Célio não foi diferente! Ele sempre gostou muito de amigos e bebida, por isso foi ao samba um dia antes da estréia na Portuguesa, tomando uma cervejinha para comemorar foi quando começou um tiroteio,  não deu tempo de sair correndo e ele foi atingido!

Valor na época era ser jogador de futebol, foi naquele momento que ele achando que iria morrer se lembrou da mãe e da sua família. Contando essa história ele desafiou os alunos a mandarem mensagens para as pessoas que são importantes dizendo o quanto amamos essas pessoas. Lógico que mandei as minhas também! ;)

Ele não quis aceitar o fato do acidente, não quis usar a cadeira de rodas, se tornou uma pessoa amarga e que os amigos já não queriam por perto, teve também alguns problemas na bexiga e feridas pelo corpo. Tudo por não aceitar o fato de que sua vida tinha mudado e que ele teria que começar novamente.

Tudo que ele usou no futebol (troféus, chuteiras, camisetas, etc.) foi usado para ajudar a família com o  pagamentos das contas para a sua recuperação.

O que fez o Célio despertar? Durante uma fisioterapia na ACCD ele viu uma menina sem os braços e as pernas sorrindo,  foi quando começou a se questionar que não era o fim e sim um recomeço. Parou de usar a cadeira de rodas como desculpas por não ter uma vida diferente e resolveu que teria uma vida nova, passou a ser mais otimista e ver todas as oportunidades no lugar de problemas.

Célio comentou da estranha sensação de passar o dedo na sua mão, mas a mão não é sua! Essa era a sensação que ele tinha ao passar a mão nas pernas, mas teve que aceitar a viver com esse problema. Para que os alunos entendesse ele fez uma dinâmica, abaixo segue uma foto do Célio com o professor Ângelo.


Começou buscar novos caminhos e aceitar o momento que estava passando. Decidiu continuar e com essa mudança de comportamento algumas realizações começaram a surgir, como o casamento e hoje inclusive é aniversário de casamento do Célio! <3

"O segredo de ser um vencedor é não desistir!". Uma das frases da apresentação do Célio.

Um momento muito importante foi a formatura da graduação, pois foram dias bem difíceis, mas também foi nesse período que começou a trabalhar no banco.

Também tomou a decisão de começar a correr de kart para continuar fazendo algum tipo de esporte. Hoje ele não pratica mais, pois existe uma grande dedicação para ser piloto de kart, mas esse esporte passou a ser o seu hobby.

Ele tem prazer em dar aula e hoje pode dizer que é uma das suas grandes conquistas. Ele é docente no Senac e na ETEC.

Uma das suas próximas metas é lançar um livro até o final do ano.

Fala do Célio para os alunos um pouco antes de terminar: "Cada um tem o seu poder de superação, só depende das escolhas e não recuar. O vencedor não é o primeiro ou o segundo, mas aquele que vai até o final. Qual o exemplo que você quer deixar para seus amigos, familiares?".

"Compreendo que os obstáculos da vida são oportunidades para sermos melhores filhos, pais, amigos e acima de tudo seres humanos.". Frase do último slide da apresentação do Célio.

Como dica antes de encerra o Célio disse aos alunos: "Hoje o valor é ter uma moto sem escapamento, mas quando você cair e se machucar é da sua mãe que lembrará. Por isso valorize mais sua mãe e menos a sua moto!".

Para você que ficou com vontade de falar com o Célio: contato.celioaraujo@yahoo.com.br.

Espero que tenham gostado!

Beijos =)




Nenhum comentário:

Postar um comentário