quinta-feira, 1 de junho de 2017

Evento AMCHAM | Crise de Marca

No dia 26/05 participei de uma evento na AMCHAM que faz parte do comitê de Marketing, o tema foi Crise de marca e o evento foi muito bom, por isso não poderia deixar de compartilhar com vocês! Segue abaixo minhas anotações:

O primeiro palestrante foi o Alexandre Salvador, da ESPM:
- sociedade mais crítica, mais antenada e conectada;
- os órgãos fiscalizadores também estão mais atuantes;
- mesmo que não tenha culpa você precisa se explicar, se não a crise será pior;
- o melhor hoje já é fazer uma gestão de risco, a prevenção ainda é o melhor negócio;
- tenham tempo e construam um canal de relacionamento com o seu cliente;
- se identificar o problema antes, você pode ter uma crise silenciosa para resolver;
- monitorar as redes sociais hoje em dia é o mínimo;
- a boa crise é a que ninguém ficou sabendo;
- crise de marca é um tema de responsabilidade social, pois inclui fatores econômicos, ambientais e humanos;
- aumentar prevenção + melhorar gestão = responsabilidade social

O segundo palestrante foi o Flávio Castro, da FSB Comunicação:
- as marcas e empresas estão com vigilância constante, não só pelos órgãos reguladores, mas também pelos clientes;
- o mundo passou a ser ao vivo depois das mídias sociais;
- temos muitos exemplos de gafe, por conta de respostas mal formulada pelos lideres das empresas;
- um exemplo foi da empresa United, pois tiveram um vídeo que viralizou mostrando a retirada de um passageiro de um voo super lotado e depois o pedido de desculpas do CEO, segue abaixo primeiro o vídeo dos funcionários tirando os passageiros e depois a fala do CEO no twitter pedindo desculpa por essa retirada:




- outro exemplo apresentado foi o do nosso presidente, Michel Temer, sobre o pronunciamento sobre o Dia Internacional das Mulheres, repercussão essa internacional, inclusive, assista:


- a preparação de um porta voz com um bom discurso faz toda a diferença, outro exemplo é a Dilma se complicando para explicar aos jornalistas sobre gastos com uma viagem internacional:


- a melhor forma é aceitar a crise e resolver, a repercussão pode ser bem pior se for tratada como só mais uma situação do dia a dia, mas esteja bem preparado para que a crise não fique maior;
- a mensagem precisa estar clara e o porta voz treinado.

O terceiro palestrante foi o Rodrigo Lacerda, da Itambé:
- ele apresentou o case do Itambezinho, onde uma criança morreu após tomar o produto. A repercussão foi gigante, de grandes proporções, que afetou não só a empresa, mas toda a linha de produtos de achocolatados parecidos;
- a primeira grande dica é o controle emocional, juntar tudo e todos os envolvidos na situação para fazer todas as devidas analises;
- a segunda grande dica é buscar pela verdade com laudos e documentos oficiais, sem levantamento de hipóteses que tendem a só piorar as coisas;
- ponderação, equilibrio e busca por informações verdadeiras antes de compartilhar qualquer coisa;
- nesse caso especifico foi comprovado que a marca não teve culpa na morte da criança e isso foi publicado com muito respeito, pois de qualquer forma teve a morte de uma criança envolvida, segue o vídeo:


Após os vídeos e as dicas consigo tirar vários aprendizados, e espero que vocês tenham também conseguido aprender com o que relatei aqui!

Até uma próxima!

Beijos

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