quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Copa do Mundo deixando o seu legado!

Comecei a Copa muito otimista, inclusive escrevi um texto aqui no blog, e vou terminar otimista, lógico que um pouco triste com a derrota de ontem, mas como toda a derrota vem muito aprendizado!


Identifiquei alguns aprendizados que gostaria de dividir com vocês:

1) Aprender a perder
Acredito que o primeiro aprendizado é o de aprender a perder! O insucesso faz parte de muitos empreendedores, mas nós brasileiros temos vergonha de contar os nossos fracassos. Por exemplo, nos EUA, os fracassos são contados para todos, até viram palestras e servem de aprendizado para que todos cresçam juntos. 

2) Usar bons exemplos
Tivemos ao longo da Copa bons exemplos, um que posso ressaltar para usarmos foi o caso dos japoneses que limparam o estádio antes de sair. É um exemplo que podemos usar e repetir ao longo das nossas atividades, é um bom exemplo para refletirmos sobre nossas ações como cidadão.

3) Autoestima
Poderíamos aproveitar para deixar de lado todo o pessimismo e começarmos a lembrar que somos bons em vários aspectos, que podemos melhorar os pontos negativos e nos valorizar mais.  

4) Política
Aqui não vou falar de partidos, mas gostaria de lembrar que somos responsáveis por quem elegemos e pagamos o salário dos políticos, votar no menos pior já não adianta mais e pior ainda é falar que brasileiro é burro, pois então somos todos! ;) Vamos aproveitar para fazer diferente nas urnas!

5) Assumir a Responsabilidade
Ontem o Felipão assumiu que a responsabilidade é dele pelas escolhas realizadas, esse é o papel do líder, mas cada jogador teve seu desempenho e devem também assumir seus erros individuais. O problema que escolhas erradas do líder com erros individuais dos jogadores resultou em 7x1 para a Alemanha.
Podemos transferir isso para as urnas! Escolhas erradas de cada um de nós, faz com que o país todo pague e o pior que os nossos líderes não assumem as responsabilidades. Será que faremos diferente em Outubro?
Não adianta falar que a Dilma é o problema, sendo que fomos nós que erramos ao eleger ela como nossa presidente. Erramos, vamos assumir e tentar mudar!

Eu acredito em um Brasil melhor, acredito que juntos poderemos fazer do nosso Brasil melhor, mas estamos aprendendo em como fazer isso. O primeiro passo é ser brasileiro, assumir que temos vários defeitos e que estamos dispostos a mudar! 

A Copa acabou, mas deixou o seu legado e aprendemos com tudo que aconteceu, então vamos colocar em prática o que podemos fazer para mudarmos!



O que acham? Conseguem me mostrar mais aprendizados?

Beijos =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário