sábado, 26 de abril de 2014

Virada Empreendedora | Solange Bichara da Mocidade Alegre

A Solange iniciou a palestra contando que a Mocidade Alegre começou como um pequeno bloco que após alguns anos com a entrada de mulheres no bloco foi fundada a escola de samba!



Ela começou na ala das crianças e passou por várias alas, mas o que ela gosta muito é do microfone. Já foi também Diretora de eventos, mestre de cerimônias e nunca sonhou em ser presidente da escola.

Em 2003, perdeu o Carnaval para a Gaviões da Fiel por 0,5 pontos por conta de uma sapatilha branca de um sambista de uma ala toda de azul. Tudo na vida hoje se resumi pelo detalhe. E é isso que ela exige de todas para que o carnaval seja perfeito!!

Características dela: líder, empreendedora, convicta, comunicadora e portadora de muita fé!

Só trabalha com quem ela confia! É clara e objetiva, se algo está ruim já fala de uma vez. Deixou como dica para a plateia que "Tudo que está te incomodando hoje e você acho que tudo bem, vai te atrapalhar lá na frente!".

Trabalha muito com a ótica feminina e tem certeza que isso faz toda a diferença na gestão da escola, e são elas: intuição, comunicação, sensibilidade, acolhida, resistência física e mental.

Ela é porta voz da escola, a escola é da comunidade. 

Na escola de samba as pessoas são voluntárias e mesmo assim estão lá na gestão do carnaval, e são ótimas mesmo sem uma formação. Ela deu o exemplo do professor Fernando Estima de Almeida que é docente do Senac SP e voluntário na área de comunicação da escola.

O grande desafio desse ano foi fazer com que os 3500 componentes da escola se ajoelhassem na avenida, pois nem todos os componentes participam de todos os ensaios. Foi a grande inovação desse ano, nenhuma escola tinha tentado tamanha ousadia.

Tudo na vida pode se tornar chato e monótono, fazer diferente só depende de nós.

Não estamos preparados para perder, isso atrapalha o nosso sensor para ver onde estamos errando. A Mocidade Alegre vem ganhando o Carnaval, pois olha para dentro para os problemas da escola e não para o vizinho ou concorrente!

Arrogância não leva a nada, e várias vezes você comemora antes da hora. Ela não comemorou antes da hora, só após a concretização foi para a comemoração. Salto alto ou nariz para o alto não leva a nada!

Chegar campeão, desfilar campeão e sair campeão, é a estratégia interna da escola.

Respeito pelo legado, ala das baianas ou velha guarda, também é um diferencial!

Ser criativo e querer inovar faz parte da escola, e faremos incansavelmente, recado para os participantes para mostrar que devemos o tempo todo fazer diferente!

Outro recado foi: "Ter foco para crescer, cuidado com os desvios no meio do caminho!". 

Conselhos da Solange:

- Toda meta é de crescimento;

- Ter prazer em atingir o objetivo (acreditar sempre);

- Valorizar o contigente humano;

- Trabalhar em Equipe, ninguém faz nada sozinho!;

- Amar o que faz, esse é o segredo do sucesso!;

Para finalizar a palestra ela passou alguns vídeos com o melhor do Carnaval 2014, várias pessoas se emocionaram e confesso que mais uma vez chorei, chorei de felicidade por fazer parte dessa comunidade, dessa história!

Ela não falou, mas vou terminar o texto com uma frase da nossa Presidente: "A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força da União".

Depois da palestra fizemos um momento tietagem:

1) Ana Fontes com a Solange;



2) Eu e a Solange;


3) Fernando Estima, Solange e Marcelo Nakagawa;


Ela não falou, mas vou terminar o texto com uma frase da nossa Presidente: "A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força da União".

Beijos =)










Nenhum comentário:

Postar um comentário