quinta-feira, 20 de março de 2014

Dica de Leitura | Tudo o que sei sobre gestão aprendi com o meu cachorro

Minha dica de leitura dessa vez é o livro "Tudo o que sei sobre gestão aprendi com o meu cachorro", do autor: Martin P. Levin. Para quem me conhece ou tem acompanhado o blog sabe que minha grande paixão são os animais, especialmente cachorros e gatos.




Quando vi a capa desse livro logo peguei, pois não poderia deixar de lê-lo. Angel é a cachorra linda dessa história de grande aprendizado, abaixo seguem as principais citações que achei interessante para compartilhar:

- “Boa leitura, bons negócios e boas lambidas, claro, pois se esse livro te pegou ou você já é ou será em breve um “cachorreiro” incurável!” (Bob Wollheim)

- "Regra 1: Confiança e liderança, Regra 2: Comunicação, Regra 3: Resolução de problemas e tomada de decisões e Regra 4: Perseverança. No final, as quatro regras de ouro da gestão são tão simples que até Angel entende. Se um gestor puder desenvolver a confiança, isso levará a excelência corporativa desde que ele também seja capaz de se comunicar com eficácia, tomar as decisões estratégicas corretas e, acima de tudo, persistir e persistir."

- "... com determinação, posso fazer o que quiser – por mais difíceis que possam ser as circunstâncias."

Regra 1: Confiança e liderança
- “Acredito firmemente que o meu trabalho é andar por aí com uma lata de água numa mão e uma lata de adubo na outra e fazer as coisas florescerem.” (Jack Welch, ex-CEO GE)

Regra 2 – Comunicação
- "Um sorriso é uma ferramenta extremamente importante para se ter no repertório. Ele costuma ser contagioso e muitas vezes modifica a linguagem. Pode ser aceitável sorrir dizendo “Você não é fácil”, mas, se dita sem um sorriso, à frase pode dar início à Terceira Guerra Mundial."

Regra 3 – Resolução de problemas e tomada de decisões
- "No fim das contas, a tomada de decisões é como o golfe – é um esporte individual. O jogador pode pedir conselhos de seu caddie, mas é o único que dá a tacada e ele é o único a prestar contas pela pontuação."
- "O maior patrimônio não consta do balanço patrimonial."
- "Apesar de Angel poder ficar um pouco insegura quando vier Angel II pela primeira vez, espero convencê-la de que a sucessão é importante para a continuidade. Ela deve saber que sempre a amaremos e a protegeremos e, em troca, ela deve nos ajudar a ensinar todos os truques a Angel II."

Regra 4 – Perseverança e sucesso
- "Para falar sobre perseverança, reflita sobre a seguinte história - era uma vez um homem que, dos 31 aos 60 anos:
- fracassou duas vezes nos negócios,
- foi derrotado duas vezes em campanhas legislativas,
- chorou pela morte do amor de sua vida,
- teve um colapso nervoso,
- perdeu duas eleições para o senado,
- perdeu uma eleição para vice-presidente,
- e, finalmente, foi eleito presidente dos Estados Unidos, aos 60 anos.
Esse homem foi Abraham Lincoln. A maioria dos desafios não é tão intimidadora quanto os enfrentados por Lincoln. Mesmo assim, algumas pessoas sentem que, uma vez derrotadas, tentar novamente não é uma opção. Uma nação e seus valores sobreviveram graças ao trabalho e à perseverança dele."

- Alguns nos aconselham a desconsiderar números não essenciais como a idade, peso e altura. Músicos nos aconselham a colecionar amigos e sorrir alegremente. Quanto a mim, prefiro ficar ao lado daqueles que nos incentivam a continuar aprendendo."
- "A mensagem do documentário Young Heart é incisiva: não importa a sua idade, mantenha o coração jovem."
- "Angel me conta que nos textos de Heráclito, o filósofo grego que viveu de 535 a.C. a 475 a.C., ele disse que não se pode pisar duas vezes no mesmo rio porque tudo flui, nada fica parado."
- "Uma nova regra: certifique-se de aproveitar cada minuto."
- "Ela tinha um tumor no cérebro, fraqueza nas pernas e um problema no fígado e, mesmo assim, seguiu em frente, nos concedendo generosamente seu amor."
- "Foi Angel que me inspirou, como registrei neste livro, a escolher “Perseverança” como a mais importante das Quatro Regras de Ouro. Ela tentou combater a doença, apesar da debilidade de seu corpo, persistindo com paixão. Ela caminhava para fortalecer as patas traseiras e tomava os remédios para melhorar. Seu amor nunca esmoreceu, mesmo quando sentia dor."

- "Na morte, como na vida, Angel foi uma inspiração. Talvez a Regra Cinco devesse ser “Certifique-se de aproveitar cada minuto”, aproveite o pouco tempo que temos juntos, certifique-se de usar esse tempo para aprender, liderar, amar o que faz e, quando chegar a hora, partir com dignidade."

Essa frase final para mim é a melhor, não existe no mundo pessoas que não se tornem melhor depois de conviver com um cachorro!

Beijos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário