quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Uma ficção para a Educação Social no Brasil



Sábado passado (06/08) participei de um evento com o tema “Uma ficção para a Educação Social no Brasil”, esse evento foi realizado pela Yunus Negócios Sociais e quem falou aos participantes foi Muhammad Yunus.

Muhammad Yunus ganhou o prêmio Nobel da Paz e é fundador do Grameen Bank, na Índia, que tem o propósito de emprestar dinheiro a população sem acesso ao crédito criando oportunidades para essas pessoas.

Abaixo segue como foi o convite do evento:


Em sua fala Yunus reforçou que devemos trabalhar para formar pensadores, empreendedores, pessoas que possam criar seus empregos. Para exemplificar ele falou do banco Grameen, e que iniciou emprestando dinheiro para as mulheres, pois elas sempre usaram o dinheiro com sabedoria e a educação dos filhos era prioridade, hoje ele recebe vários agradecimentos desses “filhos”, mas coloca para todos que ele não fez nada de mais, só emprestou o dinheiro e que foram as mães que criaram as oportunidades e que não existe diferença nenhuma entre a mãe analfabeta e o filho graduado, a não ser a oportunidade de pegar dinheiro em um banco de micro crédito que acredita nas pessoas.

Ele também trouxe uma atividade lúdica que foi para imaginarmos um filme de ficção científica, onde estamos descongelando um ser humano que foi congelado em 2016.

Assim que o descongelamento termina começa uma conversa entre o ser humano descongelado e os cientistas, segue abaixo:

Ser humano descongelado: Quem são vocês? Onde está minha família?
Cientista: Somos cientistas e fique tranquilo que logo estará com a sua família!
Ser humano descongelado:Mas preciso ir trabalhar, não posso perder meu emprego! Que horas entro no trabalho?
Cientista: Trabalho? Emprego? Horário para entrar no trabalho?
Ser humano descongelado: É! Trabalho e/ou emprego como for, é a atividade em que passa pelo menos 8 horas no escritório para ganhar o seu salário!
Cientista: Salário? Mas o que seria isso?
Ser humano descongelado: Salário é o dinheiro que cai em minha conta bancária todos começo de mês para pagar impostos, contas, alimentação e saúde para a minha família. Ou seja, sem ele minha família não conseguirá sobreviver...
Cientista: Acho que o seu processo de adaptação para viver em nossa atual sociedade será maior do que poderíamos ter imaginado. Não se assuste, mas nada disso existe mais!

E ele termina a história enfatizando que precisamos educar as pessoas para não buscarem um trabalho, mas para criarem os trabalhos!

Caso alguém tenha interesse em saber mais sobre o Yunus, seguem alguns links:




Agora fica aqui a minha sugestão para que nunca esquecermos de sonhar e criar as nossas ficções cientificas, pois só assim começaremos a trilhar o caminho que desejamos!

Beijos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário