domingo, 8 de maio de 2016

Quais são suas escolhas? Para onde está indo?

É muito fácil colocar a culpa no chefe que não te promoveu! Nos seus pais, no seu marido..., mas o que você tem feito para ter a mudança que almeja?

No filme Alice no Pais das Maravilhas tem um trecho que gosto muito, é aquele em que a Alice está atrás do coelho branco e no caminho aparecem 3 opções,  ela pergunta para o gato para onde deve seguir e ele responde que se ela não sabe para onde está indo qualquer caminho serve!

Assista abaixo esse trecho do filme:


É bem por aí, essa reflexão é ótima! Para onde você está indo? 

Provavelmente para lugar nenhum, e simplesmente seguindo o fluxo que a sociedade impõe: um bom emprego CLT, o carro do ano, um marido/esposa, filhos, uma casa linda e um cachorro! Ah a famosa família "Doriana"..., mas realmente é isso que te faz feliz?

Eu mudei sim de opção e já faz uns 5 anos, quero tranquilidade e cada vez trabalhar pelos meus propósitos! Não quero mais pegar trem, metro e ônibus para chegar ao trabalho, quero qualidade de vida! Não quero mais dizer que não posso ir no aniversário de um amigo, pois tenho que fazer hora extra, não quero mais deixar de almoçar com a família no domingo, pois estou exausta da semana! Quero ter certeza que meu trabalho salva vidas ou muda a vida das pessoas, que de alguma forma estou contribuindo para uma sociedade melhor, para um país melhor!

E o que estou fazendo? Me planejando para essa mudança, e você também pode fazer o mesmo!

Algumas ferramentas que podem ajudar nesse planejamento:

- 5W2H
- Minha planilha de metas: com o quadro abaixo preparo no excel e uso anualmente para chegar nas 10 metas para o ano, mas lógico que essas metas precisarão estar ligadas a metas de longo prazo, tipo 5 ou 10 anos.
Do lado esquerdo coloco o número da meta e ao longo do ano classifico pintando o número (vermelho não conseguirei realizar, amarelo em processo e verde já batida!).
Do lado direto coloco se a meta é pessoal, profissional ou pessoal/profissional. Defino qual o objetivo, depois coloco o que me impede de chegar ao objetivo e quais as ideias/ações para atingir o objetivo.


Só você pode fazer essa mudança, e se não fizer não culpe ninguém mais que a si mesmo!

Borá ter a vida que desejamos!



Boa semana para todos!

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário