quarta-feira, 7 de maio de 2014

Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto – Investir para transformar | Parte 2

Empresários como investidores: que impacto queremos?

Palestrantes: Luiza Nascimento – IT3 Capital, Marcos Nisti – Instituto Alana, Ana Maria Diniz – Instituto Península e na moderação o Antônio Ermírio de Moraes Neto – Vox Capital
O papel fundamental do líder do futuro, fazer os negócios de uma nova forma – impacto social com performance financeira.
Os negócios sociais deverão ser avaliados tão qual um negócio tradicional, pois os empreendedores são movidos pelo coração e isso não vai trazer dinheiro para os negócios, grande dica da Ana Maria Diniz.
Instituto Alana tem vários projetos e que muitos com pernas próprias, concorrendo no mercado com empresas tradicionais. Hoje estão com um processo interno para olhar cada projeto que poderão virar empresas.
Em uma economia do amanhã não existe a possibilidade dos negócios deixarem de lado o impacto social, recado do Marcos Nisti.
A educação não vai aguentar muito, por isso devemos ter uma mudança radical para os próximos 10 anos. A tecnologia não será a solução, mas ajudará muito. Devemos romper com o sistema viciado do sistema de educação pública que tem uma sala de aula engessada. Um mercado fértil e cheio de oportunidades para empreender, recado da Ana Maria Diniz.

Vencedores do desafio “investir para transformar”

Apresentação dos três finalistas do prêmio foram:

1) AEC - agora eu consigo
Empreendedor que tem uma filha com paralisia cerebral e que se viu com a única saída, propor uma solução para se comunicar com a filha.
A comunicação feita por meio de cartões, não é muito eficaz, mas com a chegada do tablet proporcionou pegar a comunicação por cartões e juntar com o tablet e foi aí que surgiu a LiVox.
Permitir que pessoas sem condições de se comunicar possa com o LiVox fazer essa comunicação.
Pessoas com deficiência não precisam de pena e sim de ajuda para se desenvolver.
2) Joy Street
Empresa para solucionar o descompasso da educação. Escola não dialoga com as crianças e a proposta aprendizagem com dialogo e diversão. Pais, alunos e professores jogando juntos.
Equipe altamente qualificada para montar esses games. Já tem produtos rodando em várias escolas do país!
3) Vivenda
Empresa que vende reformas para pessoas de baixa renda. Kit banheiro, ventilação e revestimento.
Contratação com passos simples, pequenos escritórios nas comunidades e pessoas prontas para explicar como pode ser todo esse processo.

O vencedor foi o Vivenda, o segundo lugar o LiVox e o terceiro o Joy Street.

O futuro do setor de finanças sociais e negócios de impacto e o lançamento da força tarefa brasileira de finanças sociais
Palestrantes: Célia Cruz – ICE, Tim Draimin – SIG e Ronald Cohen – Big Society Capital

Melhores condições de vida para a população brasileira, mas para isso precisamos mais financiamento e pessoas engajadas. Precisamos mudar a nossa cultura, precisamos mudar as nossas crenças, os nossos hábitos.
Estamos olhando para fora e tentando aprender com países que estão trabalhando o tema há mais de 10/15 anos, foram 20 organizações envolvidas para pensar em lançar essa força tarefa no Brasil.
Grande inspiração no encontro dos G8´s e agora Portugal que lançou a sua força tarefa.
Inovação Social são necessidades não atendidas e as finanças sociais apoiam o fluxo de inovação.
No Canadá a área em 2004 era um campo fragmentado, em 2006 teve o encontro de finanças sociais, hoje em dia está estruturado.

Força tarefa – Investir para transformar
Foi apresentado o time que faz parte dessa força tarefa, são elas: Andre Degensajn - GIFE, Antônio Ermírio de Moraes - Vox capital, Ary Oswaldo Mattos Filho - Mattos Filho, Fábio Barbosa - Grupo Abril, Guilherme Affonso Ferreira - Bahema Participações S/A e Vera Cordeiro - Saúde Criança.



O Fábio Barbosa foi o representante que falou em nome de todos da força tarefa. A proposta é que exista uma ação coordenada para auxiliar o crescimento desse conceito.
“Não dá pra ir bem, indefinidamente, em um país que vai mal.”
Uma forma boa é o empreendedorismo, onde cada individuo chama para si a responsabilidade para contribuir com o país.

Proposta de:
1)mobilizar mais capital
2) acelerar a estruturação do ecossistema
3) catalizador o processo

Linha de ação:
1) Acesso a recursos existentes e promoção do tema
2) Aproveitamento das compras institucionais
3) Incentivo aos facilitadores do ecossistema e fortalecimento do pipeline

Ele sitou a matéria da exame sobre impact invest, será super positiva que mostra para onde estamos indo.
É hora de fazer dar certo!
Não temos um problema de direção e sim de velocidade, o problema está no ritmo em que estamos caminhando!
O Brasil é a somatória das nossas atitudes, não cabe apenas o governo resolver todos os problemas. Somos nós que fazemos o Brasil, se acreditamos que empreendedorismo é o caminho cabe a cada um de nós. E juntos podemos mudar o Brasil!


Eu acredito muito que podemos ganhar dinheiro e ainda sim ter impacto, fazer o bem. Essa inclusive é a proposta dos Nossos Peludos, minha empresa que vende ração pela internet para ajudar a alimentar animais abandonados. 

Vamos mudar o Brasil????

Beijos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário